domingo, 6 de maio de 2007

COCOS - ALEGRIA E DEVOÇÃO



Apesar de não ter grandes informações a respeito do álbum e do grupo que toca, acho tão bom que resolvi compartilhar assim mesmo, igualzinho chegou nas minhas mãos, sem nome de nada, o único nome que havia é o do álbum – Cocos, Alegria e Devoção. O som é percussivamente pesado, quase um transe, é fácil de se imaginar no meio da roda cantando e rodando junto com eles em algum lugar da Paraíba (lugar de origem do Coco).
Se alguém souber mais informações sobre o disco, por favor, será muito bem vindo.


download

6 comentários:

Anônimo disse...

O link nao ta funcionando =( eu quero! tem como postar de novo?? =)

Ninno Amorim disse...

Olá, salve a iniciativa desse blog!

O CD "Cocos: alegria e devoção" é parte integrante de um livro homônimo organizado pelos pesquisadores Marcos e Maria Ignês AYALA, do Laboratório de Estudos da Oralidade (LEO) - UFPB.
O livro é resultado de 5 anos de pesquisa sobre o coco na Paraíba. São vários coquistas de lugares diferentes, no livro tem os detalhes e as letras.
Envio o link do texto de apresentação.

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-40141999000100020&script=sci_arttext

Boa leitura e qq coisa me procure.

cocosdonorte@gmail.com ou www.ninnoamorim.blogspot.com

Abraços fraternos!

Ninno Amorim disse...

Os cocos: uma manifestação cultural em três momentos do século XX

Maria Ignez Novais Ayala

RESUMO

NESTE ARTIGO é analisada uma manifestação popular desenvolvida em diferentes locais do estado da Paraíba, principalmente por negros e seus descendentes. Nela se entrelaçam literatura oral, música, canto e dança. Os cocos foram registrados com rigor científico nas décadas de 20 e 30 devido à iniciativa de Mário de Andrade, de que resultou uma ampla documentação. A preocupação em organizar um rico acervo sobre os cocos, fundamentado em observação direta e registros por meios mecânicos e eletrônicos em campo, com procedimentos técnicos e metodológicos que permitam análises criteriosas dessa manifestação de cultura popular nordestina, buscando ressaltar suas especificidades, motivou a pesquisa que vem sendo desenvolvida desde 1992 na Paraíba. Neste artigo reconhece-se a importância dos acervos constituídos por Mário de Andrade e pelos integrantes da Missão de Pesquisas Folclóricas da Discoteca Municipal de São Paulo, sintetiza-se questões relacionadas à manifestação de poesia, canto e dança no presente, considerando-se o contexto em que vivem os dançadores e cantadores, o significado que a brincadeira do coco tem para eles, a ponto de se configurar até como afirmação de identidade. Analisa-se, ainda, a situação da cultura popular numa sociedade em que a escrita é hegemônica, explicitando a perspectiva militante adotada nesta pesquisa.

o link é:

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=
S0103-40141999000100020&script=sci_arttext

Abração!

iara disse...

olá,

gostaria muito de baixar esse CD!
Como posso fazer?

Agradecida.

Anônimo disse...

Teria como Reupar o CD?

vero disse...

o link não está funcionando tem como postar novamente......abraços....