A música do fandango paranaense se divide em dois grandes grupos: os batidos, dançados em roda, em que os homens, calçando tamancos, batem os pés ritmicamente, fazendo com que estes soem como um grande instrumento de percussão; e os bailados que são: os dondons e as chamarritas, dançados em pares.
Os dondons frequentemente apresentam refrão, também chamado de modinha. As chamarritas não apresentam modinha, e se diferencia do dondom pela harmonia e pela rítmica usada nos toques de viola e rabeca.
Entre os fandangueiros, os dondons e as chamarritas não são conhecidos por nome ou letra, apenas pela forma, melodia e ritmo, que os caracterizam.
Dúvidas escreva para: gracilianozambonin@gmail.com
Faixas:
1 - Chimarrita
2 - Anu
3 - Dondom
4 - Queromana
5 - Chamarrita
6 - Dondom
7 - Sinsará
8 - Dondom
9 - Dondom
10 - Tiraninha
11 - Chamarrita
12 - Dondom
13 - Sinsará Caloado
14 - Chamarrita
15 - Dondom
16 - Tonta
Gravado por Anísio Pereira, José Pereira, Heraldo Pereira, Agnardo Pereira, Leonildo Pereira, Nilo Pereira, Arnaldo Pereira e Vicente França.
Um comentário:
pô agora eu fiquei em dúvida em me dirijir ao Graciliano ou à Natalia.....?
bem... é que eu tenho muita vontade de pesquisar o toque da rabeca fandangueira.... Eu toco violino, e estou me inclinando muito para a música do sul.... Gostaria de trocar umas idéias aí sobre fandango paranaense com algum músico fandangueiro ou que conheça o fandango.....
Se alguém puder deixo meu msn:
luisalbertamorim@hotmail.com
abraço sinchado do rj!!
Postar um comentário