quinta-feira, 3 de maio de 2007

FANDANGO PARANAENSE BATIDO - ANDORINHA (AO VIVO)

O Fandango Paranaense é uma cultura popular regional que se restringe ao litoral do Paraná, e apesar de ser muito rica e diversa não possui muitos registros.

O ato de brincar o Fandango é espontâneo entre os caiçaras do grupo "Pé de Ouro", mostrados no vídeo. Por ser uma gravação caseira registra o Fandango na sua forma autêntica.

O grupo Pé de Ouro possui mais de vinte integrantes.

Violas: Gerônimo dos Santos, Nemésio Costa

Rabeca: Zeca Martins

Adufo: Aramis Alves

Dançadores: Seme Balduíno, Genésio Onório Pontes, Inês Gomes, Zerenita Moreira Rodrigues, Lauro Rodrigues, Neide Pires Cordeiro, Azito Barbosa Fernandes, José Cardoso dos Santos, Olinda do Rosário Barbosa e Graciliano Zambonin

"Fandango Paranaense: festa, batuque, bailado, batido; Cultura Brasileira de raiz profunda, antiga, colonial, resultado de uma fusão da música indígena, africana e portuguesa. A cultura caiçara ainda resiste, artesanalmente, nos versos de autores desconhecidos, nos toques seculares de viola e rabeca, no "poeirão" nas rodas de batido e, sobretudo, na alma do povo litorâneo"

Cassiano Zambonin

Dúvidas, curiosidade, interesse: gracilianozambonin@gmail.com

Agradecimento à Oscar Ayala, pela filmagem = )

Um comentário:

Luiz Amorim disse...

é isso aí galera fandangueira!!!!

pois é são poucos registros mesmo e vcs aqui do blog tão dando a chance dagente poder ouvir um pouquinho mesmo, ao que eu agradeço, porque aqui do RJ nunca eu teria como ouvir...

pô só uma curiosidade: alguém já pensou em tentar transcrever a métrica das batidas das tamancas das principais modas? Eu tenho algumas gravações de audios perdidos na net do "muzeu vivo do fandango", e acho "feliz" muito difícil!!!

valeu e por favor, continuem, se possível!!!