segunda-feira, 28 de maio de 2007

VELHA GUARDA DA IMPÉRIO SERRANO - UM SHOW DE VELHA GUARDA (2006)

A primeira formação de velha guarda do Império Serrano foi na década de 80, após a morte de Dona Neném, esposa de Seu Molequinho, um dos fundadores da escola. Seus amigos decidiram alegrá-lo e os pioneiros da escola, como Nilton Campolino, Carlinhos Vovô, Mestre Fuleiro, Mano Décio da Viola, Tio Hélio e Manuel Ferreira passaram a formar a Velha Guarda. Chegaram a gravar um disco, em que Mano Décio aparecia como o destaque. A idade começou a pesar e, no início dos anos 90, o grupo se desfez.

Dez anos depois, na trilha do sucesso das outras velhas guardas, surge novamente a Velha Guarda imperiana. Encabeçando o pessoal estão o bateirista Wilson das Neves, diretor da ala de compositores, e Zé Luíz, líder de honra do grupo. Os outros integrantes são Ivan Milanês, Cizinho (sobrinho de Mano Décio), Toninho Fuleiro (filho do genial Mestre Fuleiro), Fabrício, Aloísio Machado, Capoeira da Cuíca, Silvio e as pastoras Lindomar, Balbina e Nina, todos eles baluartes da história de uma escola cuja característica principal é a tradição. Contemporâneos de figuras como Silas de Oliveira, Mano Décio, Mestre Fuleiro, entre outros, e que, assim como estes, cultivam o samba de verdade, em letra, harmonia e alma. O resultado dessa reunião calcada no amor ao Império e a figuras ancestrais da escola pode ser conferido no disco Um Show de Velha Guarda, lançado pela Biscoito Fino.

A escolha do repertório foi consenso entre os 12: todos optaram por uma seleção que priorizasse os sambas mais antigos, clássicos (alguns não muito conhecidos) de compositores que fizeram história na escola. Assim, o disco começa com um medley de Império Tocou reunir (Silas de Oliveira e Dona Ivone Lara, gravado por ela em 1978) e Não me Perguntes (Mestre Fuleiro e Dona Ivone Lara), em dueto de Zé Luis e Ivan Milanez. Menino de 47 (Nilton Campolino e Molequinho) é uma homenagem à fundação da escola, agora na voz de Zé Luis. Wilson das Neves interpreta Dei-te um Lar (Luiz Carlos Nega Vehia). A inspiração transborda nos sambas filosóficos A Humanidade (composto e interpretado por Aloísio Machado) e O Poeta e a Natureza (Osório Lima/ Mano Décio). A bem-humorada Cuidado Vovó (Hélio dos Santos e Nilton Campolino) ganha participação luxuosa das Meninas da Serrinha (Luiza, Deli e Lazir). Em seguida, um medley de O que Seus Olhos Têm (Mestre Fuleiro) e Egoísmo Demais (Carlinhos Vovô), num contraponto temático. Enquanto na primeira “...seus olhos encantam linda mulher...”, na segunda “...és uma mulher fingida sem coração...”, nas vozes de Zé Luis e Toninho Fuleiro.

A inspirada parceria de Osório Lima e Mano Décio aparece novamante com a clássica Obsessão. O primeiro assina ainda Bálsamo da Paz. O Império e seu cenário, a Serrinha, são decantados em Serra dos Meus Sonhos (Carlinhos Bem-te-vi) e Sou Imperial (Alvaresse). As dores de amor são cantadas em Triste Destino (Adilson Negão). O penúltimo número é uma junção de Tava Doente (Domínio Público) e Vapor da Paraíba (Mestre Fuleiro e Vovó Teresa), numa alusão ao fim do disco. Depois de uma longa viagem pelo melhor do samba da Serrinha, o “vapor” completa seu curso.

A direção musical é de Paulão Sete Cordas, cujo trabalho tem o toque de respeito, quase reverência, de quem veste a camisa porque tem passado. Aliás, o passado é o protagonista do disco. Pois nele os senhores da Serrinha buscaram a matéria-prima pra um trabalho que legitima e revigora o presente. Afinal, referência e memória são fundamentais. Ainda mais numa escola chamada Império Serrano, onde o apreço pelas próprias raízes vem de berço, para que se perpetue o samba que ainda vai nascer.


Faixas:


01 Império Tocou Reunir (Silas de Oliveira / Dona Ivone Lara) / Não me Perguntes (Mestre Fuleiro / Dona Ivone Lara) 4m56s




02 Menino de 47 (Nilton Campolino / Molequinho) 3m06s




03 Dei-te um Lar (Luiz Carlos Nega Véia) 3m50s




04 A Humanidade (Aloísio Machado) 4m32s




05 O Poeta e a Natureza (Osório Lima / Mano Décio da Viola) 3m23s




06 Cuidado Vovó (Hélio dos Santos / Nilton Campolino) 4m22s




07 O que Seus Olhos Têm (Mestre Fuleiro) / Egoísmo Demais (Carlinho Vovô) 4m07s




08 Bálsamo da Paz (Osório Lima) 3m05s




09 Amor Aventureiro (Silas de Oliveira / Mano Décio da Viola) 3m29s




10 Serra dos meus Sonhos (Carlinhos Bem-te-vi) 4m01s




11 Obsessão (Osório Lima e Mano Décio da Viola) 5m16s




12 Triste Destino (Adilson Negão) 3m23s




13 Sou Imperial (Avarese) 2m49s




14 Tava Doente (domínio público) / Vapor da Paraíba (Mestre Fuleiro / Vovó Teresa) 3m58s




download

Nenhum comentário: