terça-feira, 5 de junho de 2007

TRIO IRAKITAN - LENDAS E PREGÕES DO BRASIL (1956)


LENDAS E PREGÕES DO BRASIL - 1956
Odeon MODB 3052
Trio Irakitan

Faixas:
01 Negrinho do Pastoreio (Tradicional - Rec. Luis Telles) Canção regional
02 Cabeça de Cuia (Tradicional - Rec. João de Deus) Lenda piauiense
03 Vendedor de Tabuleiro (Tradicional - Rec. Édson França - Rec. Costa Netto) Pregão potiguar
04 A Preta Zulmira (Tradicional - Rec. João de Deus) Pregão maranhense
05 A Lenda do Abaeté (Dorival Caymmi) Canção praieira
06 A Velha das Ervas Bentas (Tradicional - Rec. Costa Netto - Rec. Édson França) Pregão
07 Pregões Cariocas (Tradicional - Rec. Costa Netto) Pregão

Grupo musical fundado em 1950, em Natal, RN, pelo recifense Paulo Gilvan Duarte Bizerril, juntamente com dois amigos do colégio onde estudava: Edson Rei de França (o Edinho, que morreria em 1965) e João da Costa Neto (que, no início da década de 1990, entraria em coma profundo, decorrente de um choque anafilático)।
O nome inicial do grupo foi Trio Muiraquitan, substituído logo depois porque no Recife já havia um trio com essa denominação.
O primeiro convite para apresentações fora de Natal partiu da Rádio Clube de Pernambuco. O sucesso foi tão grande que o trio partiu para uma excursão pelo Brasil. Depois, chegou à Guiana Inglesa; foi para o México; permanecendo dois anos fora do Brasil.
Considerado um dos grandes nomes da música popular brasileira, atualmente o trio tem 50 discos gravados no Brasil e no exterior; apresentações em 32 países e, há 12 anos, é formado por Paulo Gilvan, e os irmãos sergipanos Edildécio e Edilson Andrade.

Trio IrakitanFormado em 1950, o grupo ganhou o nome, que, em tupi-guarani significa “mel verde”, ou, metaforicamente “doce esperança”, do folclorista Câmara Cascudo। O trio já teve diversas formações e antes de ser reconhecido no Brasil, passou 3 anos excursionando pela América Latina। De volta ao Brasil em 1954, integraram o elenco da Rádio Nacional e, no mesmo ano, gravaram seu primeiro LP, "Vozes e Ritmos do Trio Irakitan", pela Odeon। Atingiram o auge na mesma década, participando de 12 filmes e gravando, durante a carreira, mais de 50 discos, um dos quais ao lado de Nat King Cole.


download

Nenhum comentário: